13/11/2014

Os melhores Clientes: São as Mulheres. E será que as estratégias de Marketing acompanham esta evolução?



"Hotel marketing for your best guests: Women" o artigo começa assim e comprova que muito há a ser feito nas estratégias de marketing.

O artigo começa com as famosas percentagens e estas são verdadeiramente interessantes e mais que isso dão que pensar:
 
"You may not realise it, but the target audience for most hotels is women. Women account for 85% of all household purchases and 92% of vacation decisions (according to Greenfield Online for Arnold’s Women’s Insight Team) spending over $7 trillion annually in the US alone according to the Marketing to Women Conference, Chicago. Add to this the fact that the Clute Institute, a business journal publication, found that females represent around 40% of all business travel; women constitute a massive portion of the decision makers when it comes to travel and hotel bookings.." 


E de facto não basta ter no quarto uns amenities como "discos desmaquilhantes" e outros, e quando se fala de secadores de cabelo, são mesmo os verdadeiros e não aqueles de parede. Isto é apenas o começo, prometo que em breve vamos falar mais sobre estas questões, hoje o foco é mais na comunicação: BRAND STORY, narrativa da marca: dar Vida para envolver quem chega.

O QUE AFINAL O QUE QUEREMOS:

1. Uma agradável / envolvente experiência de compra de viagens
Somos naturalmente mais visuais, o que quer isto dizer? que um dos sentidos mais apurados é a visão, que fazemos escolhas de compra com base em mensagens mais emocionais e visualmente mais impactantes. O que num breve texto explica a Imagem têm que seduzir e traduzir a experiência final.

2. As Redes Sociais
Claramente são as mulheres as grandes utilizadoras, somos a superpotência destas redes. Por isso é um claro alerta pra as Marcas que precisam de rever a forma como estão presentes, o que dizem e mostram. O facebook é hoje usado mais do que um site, ou seja, hoje o impluso é ir directamente à pagina do FB, e aqui para além de sonhar, é necessário facilitar a compra. È prioritário ter imagens com alta qualidade e efeitos/ mensagens visuais envolventes, e tenha bem presente que as Mulheres naturalmente gostam de conversar o que permite um grau de fidelização maior.


3. Mais entendidas na comunicação móvel?
Para além de sermos mais entendidas somos muito mais activas na comunicação digital, faz parte das diferenças entre homens e mulheres: adoramos expressar opinião, falar, partilhar e saber que nos "ouvem". Crucial esta customização, porque apenas assim é possível capitalizar.

Acontece que para além do plano de "marketing tradicional" temos de juntar uma estratégia digital e claro rever a forma como fazemos Marketing, e sim é mesmo fazer, porque dos planos distantes feitos em reuniões de apenas alguns, hoje toda a empresa, cada pessoa que faz parte dela, tem que SER e RESPIRAR marketing!

VAMOS PERCEBER MELHOR AS MULHERES:
Foi o que a empresa TRUST YOU, faz ao realizar uma análise a 50 milhões de comentários de viagens verificados, um estudo que mostra as diferenças entre os viajantes: Homens e Mulheres: quais os principais pontos de atenção/ interesse e claro: decisão


Alguns dados:




Um olhar mais atento vê oportunidades, por isso é fundamental ajustar planos e estratégias a quem lidera decisões: as Mulheres. Aos hotéis é feito o convite de deixarem o "copy/paste" e começarem a pensar criativamente e mais importante tudo isso é atribuir mais importância ao Marketing 3.0, Comunicação e Imagem. 

Uma sugestão: 
Ao usar estes dados pode melhor entender o comportamento humano, e por isso treinar as equipas para perceberem as melhores formas de comunicar para cada um (Motiva as pessoas com o que já as motiva) é tão simples! Exemplos, aqui ficam alguns: ofertas e vantagens: a bebida ou o tratamento de spa tratamento pode ser de maior interesse para nós mulheres, enquanto que  estacionamento gratuito ou voucher de Wi-Fi pode ser mais interessante para os homens.

A certeza é que não estar atento as estas diferenças cruciais de motivação, comportamento, decisão e de influência, significa que há negócio que vai para outros hotéis, os que já fazem e valorizam as oportunidades de pensar diferente e capitalizar nessas mesmas diferenças.


Ana Cristina Guilherme
Brand Storytelling

Sem comentários:

Enviar um comentário